O brasileiro é empreendedor por natureza. Só no ano passado, o número de novas empresas no país cresceu mais de 13% de acordo com dados da Boa Vista SCPC. Além disso, segundo ranking da Expert Market, o Brasil é a 5ª nação com empreendedores mais determinados, ou seja, dispostos a superar as dificuldades de um ambiente de negócios complexo.

Com todo esse gás para a abertura de empresas, vemos surgir, a todo momento, investidores pesquisando quais os melhores mercados para se iniciar um novo empreendimento.

Com essa questão em mente, na pauta de hoje iremos abordar algumas características do setor odontológico e apontar porque ele é uma ótima opção de investimentos, seja para novos empreendedores ou para aqueles que já tem experiência no mercado empresarial brasileiro. Podemos começar?

Números e desafios do setor odontológico

Quando levamos em conta os números promissores do setor odontológico já é possível notar que este mercado tem grande potencial para quem deseja abrir uma nova empresa. Nos últimos anos, por exemplo, o setor faturou mais de R$ 38 bilhões segundo levantamento do Conselho Federal de Odontologia (CFO).

Além disso, quando analisamos a indústria de saúde como um todo, o setor odontológico apresenta grande estabilidade e superávit de modo constante de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos e Odontológicos (ABIMO).

Parte desse crescimento se deve, certamente, a expansão da importância da odontologia com a população de modo geral. É o que confirma outro estudo do CFO, o qual indica que, para cada 10 brasileiros, 9 acreditam ser muito importante ir ao seu dentista com regularidade.

Isso não quer dizer que não existam desafios. Um dos principais é a manutenção da recorrência dos pacientes, afinal, para cada 4 brasileiros, um deles inicia, mas não termina seu tratamento odontológico (Conselho Federal de Odontologia). Outro número desafiante, mas que pode ser visto como uma janela de oportunidades para clínicas que souberem atrair novos pacientes é da Agência Nacional de Saúde e diz que que quase 3 bilhões de jovens nunca foram ao dentista (ANS).

Por outro lado, estamos falando de um mercado bastante concorrido. Vejamos alguns dados:

– O setor de odontologia estética teve aumento de 300% na busca por tratamentos (Sociedade Brasileira de Odontologia Estética);

– 800 mil implantes e mais de 2 milhões de próteses são colocados em pacientes em todo o país (Abimo);

– Mais de 12 milhões de pessoas visita dentista para resolver problemas ortodônticos (Abimo);

– O mercado de saúde bucal brasileiro é o terceiro maior do mundo, atrás apenas de China e Estados Unidos (BBC);

– 15% dos dentistas de todo o mundo atuam no Brasil.

Neste sentido, para se destacar em um mercado tão concorrido, não basta, simplesmente, ser um bom profissional. É preciso buscar por diferenciais competitivos, como a implantação de tratamentos e equipamentos inovadores, investimentos na experiência do paciente visando sua recorrência, desenvolvimento de processos administrativos padronizados e quantificáveis capazes de melhorar suas rotinas financeiras e operacionais, além de direcionar esforços para o marketing e a exposição de sua clínica.

O avanço do segmento de franquias

Não poderíamos falar do setor odontológico sem comentarmos o peso do segmento de franquias para esse mercado. E isso porque a odontologia está inserida no setor que mais cresceu no segmento de franquias em 2017, o de Saúde, Beleza e Bem-Estar. Em relação a expansão do faturamento, este mercado se expandiu mais de 12% no ano passado e, graças a fatores como o aumento da longevidade do brasileiro e preocupações com estética, a tendência é que o setor de Saúde, Beleza e Bem-Estar continue a crescer, impulsionando franquias odontológicas em todo o país.

Uma das grandes vantagens do segmento de franquias é justamente oferecer aos franqueados a possibilidade de contar com o suporte de marcas estabelecidas para o fortalecimento de diferenciais competitivos que apontamos acima: investimentos em inovação e experiência do paciente; processos administrativos eficientes; treinamento de equipes e direcionamento de recursos para o marketing.

Na Odontoclinic, por exemplo, inovação, eficiência administrativa e atendimento de excelência caminham sempre em conjunto, fazendo com que nossa marca seja reconhecida como a melhor e mais respeitada rede de clínicas odontológicas do país, segundo o prêmio Época I ReclameAQUI: As melhores empresas para consumidor 2017.

Porque investir no mercado de odontologia?

Com todos esses números e a estabilidade de um setor que se mantém em constante superávit, certamente o mercado de odontologia merece ser visto com bons olhos por investidores e novos empreendedores interessados em expandir seus rendimentos. Veja outras razões para investir neste setor:

– Com a grande oferta de profissionais qualificados no mercado, é possível montar grandes equipes de dentistas e disponibilizar serviços de excelência;

– Apesar da estabilidade do setor, há espaço para crescimento no tratamento de pacientes, quando pensamos, por exemplo, que somente 3,8% das crianças com até 5 anos estão livres das cáries (Agência Nacional de Saúde);

– O brasileiro respeita e se importa com tratamentos odontológicos de qualidade;

– Com as inovações recentes deste mercado, é possível investir em tratamentos e equipamentos inovadores, como os alinhadores transparentes ou os avanços em ortodontia digital;

– Diante do fortalecimento do segmento de franquias odontológicas, investir em uma marca consolidada é uma ótima opção para vencer os riscos iniciais de abertura de um negócio.

Se interessou em investir em um dos mercados mais promissores do país? Então converse com a gente e bons negócios!